quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mais um pouco sobre nós...

O balé traz um mundo de sonhos onde você pode ser um príncipe, uma princesa, uma fada ou até mesmo um cisne negro. Traz a oportunidade de falar com gestos, de se expressar sem ter que falar, estudando histórias antigas, a musicalidade, os gestos, os movimentos e trazendo para si um sonho e uma riqueza sem fim.

A dança na vida das crianças é fundamental, tanto para sua formação artística quanto para sua integração social. São também trabalhados aspectos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si. A dança proporciona, na Educação, elementos significativos que favorecem o desenvolvimento do ser humano. Existe o enfoque de formação e valorização humana do aluno que escolhe o aprendizado da dança como uma complementação de sua formação pessoal. Valoriza-se o aprendizado da dança, o dançar como experiência de vida e a própria vivência da dança na relação da criança e do adolescente consigo mesmo, com o outro e com seu meio.

A dança ensina disciplina pessoal estimulando a apreciação pela música desde muito cedo. Esse é um benefício para o aluno, pois ao desenvolver habilidades e lutar pela conquista de seus objetivos adquirem confiança e maturidade. Proporciona ao estudante uma educação global e pode ser feito por qualquer criança que queira experimentar o prazer do movimento. Desta forma, os estudantes ganham disciplina da mente e do corpo, fato que permite que eles se expressem como indivíduos, artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas.

Com esse intuito foi criado o Balé Jovem de São Vicente que se iniciou há 07 no galpão do Horto Municipal da cidade, com um caráter social implantando sonho, dança e cultura para as crianças do bairro. O curso que se chamava Ballet do Horto Municipal teve inicio com 05 crianças do bairro, sob coordenação de Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio, foi crescendo e se estruturando. Após um ano de curso, no ano de 2003, as professoras começaram a introduzir seus alunos no mundo da dança, iniciando as viagens, competições, cursos e assim aos poucos, surgiu o Balé Jovem de São Vicente que hoje compete nos mais importantes festivais nacionais e internacionais de dança do país e conta com mais de 300 alunos inscritos e que frequentam diariamente o curso de balé e jazz.

Nesses anos de competição o Balé Jovem já representou a cidade de São Vicente em diferentes estados e cidades do Brasil e exterior como: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Catarina, Indaiatuba, São José dos Campos, Caraguatatuba, Nova Iorque, entre outros. Com isso os bailarinos já perceberam que a distancia entre o sonho e a realização é o esforço, determinação, força de vontade e disciplina.

Esse ano o grupo foi selecionado com 04 solistas e 01 conjunto para a competição do Youth American Grand Prix onde estarão crescendo culturalmente e tendo a oportunidade de representar a nossa cidade e nosso país nos EUA. Além do crescimento cultural essas crianças estarão provando que a arte vale a pena e que mesmo com um projeto social podemos chegar a grandes teatros e alcançar níveis de excelência dentro da arte da dança. Terão oportunidade de conhecer bailarinos de todas nacionalidades, farão aulas com professores das melhores escolas e companhias de ballet do mundo e dançarão no New York City Center.
No ano de 2009 o grupo participou da final de NY e receberam 10 propostas de bolsas de estudos para alunos da cidade, Fernanda Lopes, 14 anos, conquistou uma bolsa para o Summer Intensivo no Harid Conservatory em Miami e Felipe Vieira, 18 anos, conquistou bolsa integral e estagio na Cia. De dança do Ópera de Viena na Áustria.

Porém o grupo continua no caráter social e para custear suas viagens e inscrições para festivais arrecada verba através da Associação dos Amigos do centro Cultural Balé Jovem de São Vicente, por isso, vimos através dessa pedir para os senhores que nos dêem um apoio para eu possamos transformar sonhos em realidade, em experiências e vivências inesquecíveis para essas crianças.


Integrantes:

Professoras/Diretoras/Coreógrafas

Geyssa Alencar
Sabrina Olimpio

Consultora Artística/Professora Convidada

Áurea Hammerli

Figurinos/Assistente

Ligia Alencar

Bailarinos:

Allana Manata
Anna Carolyne Santos
Bruna Caetano
Camila Santos
Dandara Caetano
David Nascimento
Fernanda Lopes
Gustavo Henrique
James Rossi
Jussara Fagundes
Larissa Machado
Maryana Aragão
Milton Cesar Junior
Nayara Gomes
Noan Alves
Raphaela Souza
Thais Iglesias
Verônica Vasconcelos


 Onde tudo começou....rs

Nenhum comentário: