sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Balé Jovem no Prix de Lausanne 2013



Variação de Repertório de Gamzatti

A bailarina do Balé Jovem de São Vicente, Verônica Vasconcelos, conquistou uma das três "Becas" para particar do Prix de Lausanne que acontece em janeiro de 2013, em Lausanne, na Suiça. As becas para jovens bailarinos consistem em: vaga e isenção para participar do festival, passagem até a Suíça, Hospedagem e alimentação.

A seletiva Latino Americana aconteceu em Córdoba, na Argentina, de 29 de setembro à 06 de outubro e reuniu 46 bailarinos de diferentes nacionalidades da América Latina.

Verônica foi indicada para a seletiva Latino Americana na final do festival Passo de Arte, em julho deste ano, onde conquistou sua primeira Beca para ir até a Argentina concorrer com outros talentosos bailarinos. A bailarina de São Vicente será a primeira representante da Baixada Santista à participar do tão concorrido Prix de Lausanne.

Durante a seletiva os bailarinos foram availados durante aulas avaliativas de balé clássico e contemporâneo  e apresentações de variações de repertórios e solos contemporâneos pela Diretora Artística do Prix de Lausanne Amanda Bennet.

O prix de Lausanne é um festival que seleciona apenas 80 bailarinos de todo o mundo e  distribui bolsas de estudos e contratos de trabalho para jovens talentosos bailarinos. A maior vitrine para bailarinos que acontece na Europa há 40 anos, trazendo em sua história a profissionalização de grandes bailarinos como: Marcelo Gomes, Ethan Stiefel, Julie Kent, Alessandra Ferri, Carloes Acosta, Alina Cojocaru, entre outros.

Além do concorrido Prix de Lausanne, Verônica Vasconcelos, Nadyne Bispo e Mayara Machado, todas do Balé Jovem de São Vicente, estarão representando nossa região e nosso país no Youth American Grand Prix, que acontece em Nova Iorque em abril de 2013, concorrendo também à bolsas de estudos no evento americano que ofereceu bolsas de estudos para outros bailarinos que estudaram no balé jovem e hoje se encontram no exterior.

As professoras do Balé Jovem de São Vicente, Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio, se sentem orgulhosas de estar representando o país e a região nos dois maiores festivais de dança do mundo.

Sobre o Prix de Lausanne

Solo de Contemporâneo - "Pra Onde" de Alexandre de Alemida
O prix de Lausanne é um concurso de dança reservada para estudantes de dança jovens que pretendem seguir uma carreira profissional. Está aberta a candidatos de todas as nacionalidade entre 15 e 18 anos de idade, que não tenham trabalhado profissionalmente. Desde 1973, o evento foi realizado todos os anos para uma semana em janeiro, Ville de Lausanne, na Suíça.

Atualmente, o Prix de Lausanne tornou-se não só a concorrência de um mundo famoso, mas também um lugar de encontro de personalidades o mundo da dança.
Cerca de 80 candidatos de 30 países competem a cada ano cerca, na esperança de ser selecionado para a final, que é reservado apenas para os 20 primeiros entre eles.

Durante quase quatro décadas, o Prix de Lausanne concedeu muitos bailarinos e permitiu muitos outros para beneficiar de bolsas de estudo em excelentes escolas de balé. Um grande número deles ter conseguido uma carreira internacional como bailarina principal das empresas mais reconhecidas do mundo.

O Prix de Lausanne é único no mundo, já que a missão específica e propósito é revelar o talento de jovens bailarinos que ainda estão em formação, que tem o potencial para se tornar excelentes profissionais.

O Prix de Lausanne é feito de uma forma diferente de outras habilidades: Os candidatos são avaliados não só como foi feito em apenas uma noite ou quando ocorrem variações no palco, mas também durante as aulas clássicas e contemporâneas que frequentam durante os quatro dias antes da final, o que significa que a concorrência tem lugar por uma semana.  Os premios atribuídos pela Prix ​​de Lausanne mostrar uma filosofia subjacente: bolsas consistem nas melhores escolas ou bolsas de estudo nas melhores empresas, portanto, os candidatos que se preparam para carreiras de nível internacional.
O Prix de Lausanne contribui para a preservação da tradição do ballet clássico , assegurando a integração em um mundo que está em constante mudança.

Para maiores informações www.prixdelausanne.org

Nenhum comentário: