domingo, 20 de janeiro de 2013

Baixada Santista terá pela primeira vez uma representante no Prix de Lausanne


          Nove bailarinos brasileiros estão há poucos dias, ou melhor, poucos passos do tão sonhado Prix de Lausanne.  Como ‘eles’ dizem... é questão agora de apenas de um ‘grand jetté’ para  realizar o sonho da maioria dos bailarinos clássicos do mundo.

Para o seleto Prix de Lausanne 2013,  foram escolhidos 83 bailarinos de todo o mundo, e entre os nove talentosos brasileiros, está Verônica Vasconcelos, 17 anos, do Balé Jovem de São Vicente. É a primeira vez que uma bailarina da Baixada Santista participa dessa grande vitrine da dança em Lausanne, levando o nome da cidade de São Vicente e do Brasil para terras Europeias.

Verônica Vasconcelos se prepara para embarcar dia 24 de janeiro e por essa razão as férias foram curtas e os ensaios e aulas foram intensos: “Estou muito ansiosa para estar em Lausanne, vai ser uma grande conquista em minha carreira, além da felicidade de estar mostrando meu trabalho e através dele o trabalho da minha escola e mais uma vez representando nosso país”. Diz Verônica Vasconcelos.

Para as professoras Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio é uma grande conquista para a escola e para a região ter uma representante no Prix. É um novo caminho e mais uma chance para a profissionalização dos bailarinos. A expectativa é para que Verônica aproveite o máximo essa grande oportunidade e que consigamos que ela seja mais uma bailarina vicentina que tem a chance de viver profissionalmente da dança clássica, mesmo que seja fora do nosso país. Além disso, é um grande amadurecimento do nosso trabalho e na nossa vivencia e conhecimento de dança, independente de resultado, o processo do trabalho que fizemos até hoje foi sério e maduro, que serve de incentivo e espelho para outros tantos bailarinos que estão iniciando na escola.

Faltam poucos dias, porém, a caminhada de Verônica para estar prestes a realizar um sonho vem sendo longa. A bailarina pratica balé clássico há 09 anos e se dedica a dança diariamente cerca de 6h por dia, entre aulas e ensaios. Já representou o Brasil outras duas vezes no Festival Youth American Grand Prix (Nova Iorque) e no festival Tanzolymp (Berlim). A história da  esperada viagem teve inicio no ano passado, a bailarina foi indicada e ganhou uma Beca (passagem e hospedagem) através do Festival Passo de Arte para participar da seletiva do Prix em Córdoba (Argentina). No mês de outubro do mesmo ano, na seletiva do Prix em Córdoba, Verônica foi contemplada novamente com uma das três Becas e indicações para a final em Lausanne (Suíça).

O Prix de Lausanne é um festival muito seleto, que completa esse ano 41 anos de existência e credibilidade, tendo em seu histórico a ascensão e revelação de grandes nomes da dança clássica atual. Além disso, ele presenteia o bailarino com muitas aulas e treinamentos individuais com grandes mestres da dança. Já no aspecto competitivo é um grande desafio onde o bailarino, além da variação clássica indicada, precisa executar uma coreografia contemporânea proposta pelo festival  (os bailarinos devem aprender e reproduzir a coreografia através de um vídeo que cada candidato selecionado recebe, tornando assim a competição ainda mais difícil, onde todos ao bailarinos são analisados com a mesma coreografia.)

Além desse festival, a bailarina se prepara junto com Nadyne Bispo e Mayara Machado para participar do Youth American Grand Prix (YAGP) que acontece no mês de abril em Nova Iorque, mesmo festival que proporcionou bolsas de estudos para quatro bailarinos do Balé Jovem e que hoje estão estudando e trabalhando no exterior.

Maiores informações do Prix de Lausanne: www.prixdelausanne.org


Maiores informações do Prix de Lausanne: www.prixdelausanne.org

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Sentimos falta de vocês na Encenação! Orgulho de Sao Vicente! Que Deus abençoe!

Anônimo disse...

MINHA FILHA ESTÁ NESTA ESCOLA,E ELA VAI CHEGAR LÁ....SE DEUS QUISER!

Melony Fisher disse...


Ahaa, its nice discussion regarding this paragraph at this place at this weblog, I have read all that, so at this time me also commenting at this place. craigslist maine