segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Youth American Grand Prix Brasil


Yago Guerra, Giovanna Costa e Luiza Almeida são os 03 bailarinos do Balé Jovem de São Vicente e únicos representantes da Baixada Santista que integram a Delegação Brasileira de Dança que embarca para a final do concurso Youth American Grand Prix (YAGP) que acontece em abril de 2015 na cidade de Nova Iorque - EUA.

A Delegação Brasileira embarca com 25 talentosos bailarinos que foram selecionados durante a seletiva brasileira do YAGP, que aconteceu de 16 à 20 de setembro, em São Paulo. A seletiva contou com a participação de aproximadamente 200 bailarinos, de 18 estados brasileiros. 


Os jovens bailarinos são avaliados por jurados internacionais: Carlos dos Santos Jr. (professor do Alvin Ailey - EUA), Pedro Carneiro (diretor da Escola de Ballet do Conservatório Nacional de Portugal) e Kee Juan Han (diretor da Escola de Ballet de Whashington -EUA). O festival do YAGP conta com uma avaliação diferente de outros festivais, as avaliações são mais completas, uma vez que os bailarinos são analisados em sala de aula, solos livres ou contemporâneos e variações de repertório. 

Além de serem escolhidos, dois bailarinos do Balé Jovem receberam prêmios especiais: Yago Guerra, foi o ganhador do prêmio Só Dança - Toshie Kobayashi e recebe do festival as passagens aéreas e hospedagem gratuitas para participar do festival em Nova Iorque e Luiza Almeida recebe a ajuda de custo de U$1 mil dólares para ajudar nas despesas com o festival. 

O YAGP segundo as diretoras do Balé Jovem, Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio, é uma grande vitrine para jovens bailarinos. "Diferente de outros festivais que premiam com troféus e medalhas, esse festival premia com uma nova visão de futuro e grandes oportunidades na vida de muitos jovens que sonham se tornar profissionais"

Foi através desse concurso que outros jovens do Balé Jovem receberam oportunidade de conquistar espaço da dança internacional. Como exemplo podemos citar Fernanda Lopes e Noan Alves, hoje bailarinos contratados pelo Stuttgart Ballet e Felipe Vieira, contratado pelo  Wiener Staatsballett, entre outros. 

O YAGP Brasil é organizado pelo Instituto Passo de Arte, sob direção de Marisa Pivetta e esse é a 11ª vez que é realizada a seletiva no Brasil. Nestes anos ja foram à Nova Iorque cerca de 1.800 bailarinos de mais de 150 escolas de dança do Brasil, conquistando dois Grand Prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações tendo profissionalizado 30 estudantes que hoje atuam nas principais cias. de dança da Europa e Estados Unidos.






Para saber mais sobre o YAGP:  www.yagp.org


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o concurso, o vídeo abaixo é o trailer de um documentário chamado "First Position" que mostra um pouco do que acontece na competição.
Vale a pena assistir!




Nenhum comentário: