domingo, 2 de agosto de 2015

Balé de São Vicente conquista 06 troféus no Festival de Dança de Joinville


Balé Jovem de São Vicente encerra sua participação no maior Festival de Dança do Mundo com seis troféus para a região

            Ser um dos selecionados* e subir ao palco principal é o primeiro presente que os bailarinos recebem do Festival de Dança de Joinville. Com um público estimado de 3 mil pessoas por noite e um palco de 20mx14m, considerado pela grande maioria de bailarinos como o palco dos sonhos, é um grande presente e uma responsabilidade representar a escola e a cidade perante tantos amantes da dança.
            O Balé Jovem de São Vicente, sob direção de Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio, representou a cidade e a região trazendo em sua bagagem 06 premiações de relevante importância para a dança de nossa região:

1º Lugar no Balé Clássico de Repertório Variação Masculina Infantil, coreografia: Paysant com o bailarino Andrey Jesus, remontagem: Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio
2º Lugar com Grand Pas de Deux Junior, coreografia Paysant, com os bailarinos Luiza Almeida e Yago Guerra, remontagem: Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio
2º Lugar Conjunto NeoClássico Infantil, coreografia: Abrakadabra, coreógrafas: Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio
3º Lugar com o Conjunto de Repertório Infantil, coreografia: Amigas de Clara, remontagem: Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio
3º Lugar Variação Masculina Junior, coreografia:  Harlequinade com o bailarino Yago Guerra, remontagem: Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio
3º Lugar Solo Contemporâneo Junior, coreografia: Idem, com o bailarino Yago Guerra do coreógrafo: Alexandre Almeida

            Além das apresentações no Palco Principal, o Balé de São Vicente se apresentou em palcos abertos (em shoppings, praças e na feira da sapatilha) incentivando o acesso à arte em todos as partes da cidade. Também foi convidado a participar de apresentações em cidades vizinhas, mostrando sua arte no Teatro Scar de São Francisco do Sul e no teatro Carlos Gomes em Blumenau.
            “Sem dúvida Joinville é uma grande vitrine, e independente de sair do festival com troféu ou não o mais importante é o crescimento de cada bailarino, poder ver que mesmo com o nervosismo, ansiedade e responsabilidade, eles são capazes de se superar à cada apresentação e mais importante que isso é ouvir bons comentários dos jurados e o reconhecimento da platéia, esse ano em especial recebemos tanto carinho do público que pudemos ver que fizemos nossa parte como artistas” relata Sabrina Olimpio.
“Também é imensamente importante essa troca de informações dos alunos. Esse festival possibilita o encontro com bailarinos de regiões diferentes do Brasil, de outras linguagens de dança e com outras experiências artísticas. É a hora de reencontrar amigos e dividir momentos sagrados no palco, mostrar nosso potencial e apreciar tantos outros bons trabalhos” diz Geyssa Alencar.
            O Balé Jovem de São Vicente encerra sua participação em competições do primeiro semestre com o Festival de Dança de Joinville. Ao todo nesse primeiro semestre foram conquistados mais de 50 troféus, 10 propostas de bolsas de estudos, 05 prêmios de melhor Grupo, em renomados festivais (nacionais e internacionais), para a cidade de São Vicente. Além disso, o mais cobiçado prêmio entre os bailarinos: 02 vagas e despesas pagas para a final o Youth American Grand Prix em Nova Iorque – 2016, através do Instituto Passo de Arte.
            O Balé Jovem de São Vicente contou com o apoio da Secretaria de Cultura de São Vicente para participar de mais esse festival.


























*Para participar do Festival de Dança de Joinville, os grupos devem mandar filmagens de seus trabalhos. Esse ano foram inscritas no total de 2.526 coreografias inscritas, 453 foram aprovadas. Participaram da seleção, 614 grupos de todas as regiões do Brasil, Argentina, Paraguai e Rússia, conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa do festival. Para a Mostra Competitiva foram aprovados 172 trabalhos, dos quais 32 foram aceitos para a Meia Ponta e 249 admitidos para os Palcos Abertos.






Nenhum comentário: